quinta-feira, 8 de março de 2012

Para as Melissas da minha vida

Melissa telefona para Gabrielle, que é quem faz o relato a seguir

"(...) Seu propósito não é apenas me transmitir a história ou a informação até que eu a compreenda. Seu propósito é tomar um longo e delicioso banho de banheira na minha orelha e expelir, sem edição alguma, todo o conteúdo de seu cérebro com barras laterais, becos sem saída, repetições - para que possa examiná-lo. Ela está processando. (...). Quando sente, de alguma forma, que está esgotando o tempo ou sua paciência, ela diz, ok, para resumir e então continua daquele jeito tortuoso, indireto e divertido por vários longos capítulos. E entendo cada palavra, cada parada para abastecer, cada desvio. Penso exatamente o que ela pensa. Enfim, ela diz:

Não vou nem tentar cozinhar para o Soltner. E eu entendo. Inteiramente.
É, não exagera digo. Só um assado na panela ou sopa ou algo assim.
Não é? - concorda ela. Quer dizer, acho que vou fazer só omeletes e uma salada.
O QUÊ? - solto um berro involuntário. Todo mundo na cozinha para e olha para mim.
É, Gabs, omeletes e uma salada ou algo assim. Ultrassimples.

Agora começo a erguer a voz, incrédula, minha arrumação e meus ajustes de última hora completamente interrompidos para lhe dar toda a minha atenção.

Melissa, você não pode preparar omeletes para o Soltner. Você tá doida?"


Soltner é um professor famoso que vive de ANALISAR omeletes, é o Mr Omelete Perfeita.
Gabrielle e Melissa são irmãs, Gabs é chef e Melissa é editora de culinária da revista Saveur.


*Capítulo 11 do livro Sangue, Ossos e Manteiga, de Gabrielle Hamilton

**foto: filme Agora e Sempre

Nenhum comentário: